segunda-feira, 29 de junho de 2015

A Morte de um Artista (que foi relativamente importante)

Eis que de repente vejo o tamanho da repercussão da morte de um artista. Chega a ser engraçado o quanto as pessoas se agridem e protegem ou atacam tanto uma pessoa que simplesmente puxa algumas cordas na frente de muitas outras. O que, na verdade, é bastante compreensível, pois em qualquer lugar do mundo artístíco encontramos pessoas que idolatram um artista.

Antes de entrar no assunto de vez, quero deixar claro um fato: é da natureza humana criar dois times para disputarem o que quer que seja. Sempre haverá a luta do Azul contra o Vermelho. Seja nos esportes ou na política, exemplos citados não por acaso, já que se encaixam perfeitamente: lutadores de MMA calçam suas luvas das respectivas cores, enquanto o Brasil se divide políticamente entre PSDB e PT. Essa dualidade sempre existiu e faz parte da nossa percepção do universo em si (e nos outros tons também), entretanto o que me causa certa repulsa é que as pessoas adoram suas bandeiras vermelhas ou azuis de maneira que as fazem cegas.

Voltando aos nossos amigos puxadores de cordas. Recentemente aconteceu um fenômeno que na verdade é bastante recorrente de tempos em tempos: a morte de um puxador de cordas relativamente importante. Ergam-se as bandeiras do artista e do outro lado a daqueles que são contra ele! Acredito que a maioria do grande público precise disso. Eles QUEREM algo pelo que lutar, não simplesmente gostarem e se divertirem com algo, mas PRECISAM entrar em conflito com outras para assegurar uma verdade absoluta para eles: "Eu estou certo! Minha opinião é melhor! A sua é um lixo!".

No mundo do rock não é tão diferente, lembremos do tão aclamado Axl Rose, odiado por muitos e insanamente idolatrado por outros. Este nem sequer precisou morrer pra que as pessoas as quais seu trabalho atingiu se dividissem e criassem uma guerra. Podemos nos aprofundar melhor nesse assunto em outra matéria. Pois bem, cito ele pois os comentários gerados depois de um certo jornalista criticar as pessoas que idolatram o tal artista falecido, e até o estilo de vida dessas pessoas, me soaram bastante parecidos com a reação que um adorador do Axl teriam. Ficam malucos em pensar que em algum lugar do mundo seu artista não é tão importante e sentem obrigação de amaldiçoar até a décima quinta geração da pessoa que criticar e de quem o apoiar.

O que me deixa feliz é que em médio prazo tudo isso será esquecido, como sempre foi, ainda é e será. Todo esse alarme irá se desfazer e enfim veremos se esse puxador de cordas foi realmente importante ou simplesmente foi mais uma fagulha que se acendeu e iria se apagar com o tempo. Por fim, deixem que se vão e respirem o que eles deixaram de bom pra você, de maneira geral. Então deixe que se vá John Lennon, Elvis Presley e até Axl Rose, que convenhamos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário